Aperte play e aditive sua criatividade

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Carnaval Carioca 2014 _ A Maior e Melhor Festa do Planeta !


Uma imagem vale por mil palavras e uma história vale por mil filmes? Sempre ouvi falar que o carnaval carioca é o maior espetáculo da terra, e neste ano de 2014, resolvi sair as ruas para ver de perto a qualidade de uma fatia deste evento. Não foi no Sambódromo Marquês de Sapucaí , clubes da cidade e sim, sentindo a vibe da multidão e o som eletrizante dos blocos, pelas praças, praias, vias públicas e até mesmo no berço do samba, com uma visita inusitada a uma comunidade da cidade. Como suporte para minhas escolhas, recorri ao WikiRio_ Blocos de Carnaval 2014, mas descobri posteriormente por sorte do destino, que alguns blocos alternativos, com música de qualidade e repleto de mulheres bonitas, são divulgados de outra forma, no tradicional boca-a-boca mesmo!
Tudo começou no pré-carnaval,  no domingo que antecedeu a festa, nas areias de Ipanema, com um palco montado na altura da rua Joana Angélica, onde assisti a magnifica apresentação do Bloco Empolga às 9 . Naquele momento, de frente para bateria, palco, cruz sobre a torre da Paróquia Nossa Senhora da Paz e o Cristo Redentor, recebi uma mensagem divina, com os seguintes dizeres : Escreve sobre este carnaval! E cá estou eu, mostrando para o mundo, o melhor do melhor! Então, vamos ao que interessa!
 Na véspera de carnaval, carimbei meu passaporte no Bloco Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha, desfilando pelas ruas do bairro de Ipanema. Coisas interessantes aconteceram neste dia, mas a mais inusitada, foi ter ajudado a puxar o cordão de isolamento, para que o bloco pudesse entrar na Visconde de Pirajá . Ali, acho que fiz jus ao nome da agremiação. Não estava lotado, deduzo, por causa da chuva fina que se fez presente, acabou  cedo,  dispersou rápido e o excelente samba "Um Rolezinho na Lagoa" foi cantado muito baixo. Confira abaixo a irreverente música :


No sábado de manhã, não pensei 2 vezes, e cheguei com 1 hora de antecedência, para o desfile do
Empolga às 9. Para minha desilusão, o desfile não chegou a 50 % da  pressão colocada no Posto 9, na semana anterior. Antes mesmo  de finalizar o desfile, na avenida Atlântica, altura do MIS Copacabana, eu já estava distante e pensando na diversão para o resto do dia. Optei pelo Festival Rio Sound System, que este ano, estava acontecendo no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Para botar lenha na fogueira, resolvi fazer uma tour a pé, do Catete até o local, sentindo toda a vibração das pessoas comemorando pelas ruas. Realmente, valeu muito a pena ter ido lá. Para começar, uma vista deslumbrante, passando por DJs de excelente qualidade e o mais importante, pessoas bacanas celebrando a vida e fazendo daquele momento, algo único e inesquecível. Veja abaixo, uma pequeníssima amostra som e do visual :

)

Para não perder o ritmo ao término do Bailão, regressei caminhando por uma estrada repleta de árvores centenárias. Num dado momento, subi numa mureta, abri os braços e senti toda energia da floresta, na madrugada de domingo, aproveitando para recarregar as baterias, para a mega apresentação do bloco Toca Rauuul (TR), num palco da Fundição Progresso, montado na praça Tiradentes.
Era o segundo dia de carnaval, minha primeira vez no carnaval do Centro e também, estreia no TR. Cheguei um pouco antes do início da apresentação e me posicionei estrategicamente para assistir o espetáculo. Tudo foi tão emocionante, que não tinha vontade de parar de pular. Também, no repertório, só as clássicas do Raulzito, temperadas em ritmos carnavalescos. Até ele, ia ficar animadão, com o som que saía das caixas acústicas e o povo alegre a dançar. Acabado o show, ainda tinha mais festa com a Tereza Cristina , só que o cansaço falou mais forte e resolvi partir para dormir e acordar na segunda de carnaval.
O passaporte já estava carimbado para a maior exibição de Beatles do Brasil, o Bloco do SARGENTO  PIMENTA, com sua empolgante mistura do rock inglês e ritmos tradicionais do carnaval brasileiro. Neste ano, na frente do trio elétrico, uma plataforma  de 2 andares, para melhor visibilidade dos performáticos ritmistas. O sol deu uma trégua e até uma chuvinha gostosa deu as caras, para alegrar a tarde de folia, no aterro do flamengo. Final da festa e um saldo positivíssimo para todos os presentes. Como plus, um aviso sonoro do palanque : Tem apresentação do Cinebloco, no Memorial Getúlio Vargas, ou seja, era só atravessar a avenida. Não fui direto, resolvi  fazer um pit stop, para voltar com a energia renovada. Ao chegar no local do evento, vejo a banda, já fora do palco, fazendo a música de encerramento. Acabou? Sim! Mas para minha sorte, o DJ Lencinho, deu canja de pelo menos 1 hora, para alegria geral da plateia, que pode em pleno carnaval, curtir grooves brasileiros e internacionais. Som de qualidade e pessoas super , hiper, ultra felizes! Só que num piscar de olhos, tudo acabou e agora; acelerar e seguir em frente, porque é terça de  carnaval. Formou a onda, de repente, integrantes do Cinebloco, resolveram fazer um desfile informal da Glória até o Largo do São Francisco. Privilégio para poucos sortudos! Chegando em grande estilo, para o divertido bloco "Amigos da Onça" , que deu um rolé pelas ruas do centro histórico, regado a um repertório eclético. Valeu muito, mas o cansaço  fez com eu partisse antes do término, deixando para trás a possibilidade de momentos felizes.
                                                       Terça é Orquestra Voadora na cabeça, no corpo e na fantasia.
É, lá fui eu, com 2 horas de antecedência, para o aterro. Chego lá, já começo a ficar a vontade, me passa um da banda e fala, um naipe é nosso! Acho que esta foi a deixa para sair de fininho!Fui em direção ao coreto modernista, e lá, no local onde se encerrava os desfiles da OV no passado, fiz uma inspiradora Jam Session  na escaleta, com mais 2 participantes, no bongo e pandeiro. Show ! Um garotinho parou para assistir e fez com que sua família parasse também; a galera da perna de pau já começando a se movimentar , ficava no campo visual,  e de repente, hora do desfile! Bloco afinadíssimo, comissão de frente nota 10, temperatura excelente, ou seja, decolagem perfeita e um final feliz! Na dispersão, muita festa, show do Beachcombers  e uma promessa de final de noite alto nível, na festa BREAKZ, que estava acontecendo num quiosque nas redondezas. E como valeu a pena ter ido!
Quarta de cinzas, movimento bem tranquilo na cidade e encerramento oficial do botocarioca, em pleno baixo Gávea, no Me Beija Que Eu Sou Cineasta. Ao ver a multidão dançando cheia gás, pensei, parece que o carnaval só está começando! Mas a verdade  é que são 365 dias de carnaval carioca!
Para finalizar, ainda tive o privilégio de assistir no sábado, Dia Internacional da Mulher, o maravilhoso bloco " Mulheres de Chico", no seu 8º ano de apresentação. Foi no Leme, com o repertório recheado das melhores do Buarque, poesias,  homenagem especial a Dorival Caymmi e São Pedro mandando chuva para lavar a alma!



E no próximo capítulo, com um certo atraso :


Nenhum comentário:

Postar um comentário

altinha abençoados